SERIEMA DO CERRADO QUE ENCANTA COM SEU CANTO
O cerrado brasileiro é o segundo maior Bioma do Brasil
A ave tipica do cerrado a Sariema possua porte imponente e calda longa. É a ave de solo do cerrado, corre em longa distancia que chega até 50 km, hora, só levanta voo quando ameaçada. Ela é geralmente arredia, e pode ser vista com frequência próximo as estrada e rodovias perto de cerrado, seu nome deriva do Tupi pesa em média de 2 a 3 k.. Já foi inspiração de vários cantores, entre eles, os sertanejos,.
Seu canto encanta a todos, sua plumagem cinza e amarelo com finas listas escuras , bicos e pernas vermelhas, tem na crista um tufo de penas longas, sua altura é de 70 a 90 cm. seu peso e de 1,50 k. . Seu canto é tão marcante, podendo ouvir até a 1 km. de distancia, seus gritos é de uma ave solitária, seja o casal o dueto são altos e longos, parece como longas risadas , as quais vão se acelerando e aumentando a medida em que se repete seu canto , canta por vários minutos em seguida.
Sua alimentação é desde insetos a pequenos vertebrados, come muito toda cobra em que encontra, por isso é protegida pelos fazendeiros, onde elas estão dificilmente vê cobras no pedaço, e também alimenta de vermes insetos e pequenos vertebrados , são rasgado com o bico. Seus ninhos e feito com gravetos e estrume de animais em árvore de uma altura de 4 a 5 metros, os ovos são chocados no período de 24 a 30 dias, e o casal, revesa na choca. Andam sempre em pares ou bando.
Se encontra no Maranhão, no Pará, no Mato Grosso e no sul do Brasil e também na Bolívia no Paraguai, Uruguai e Argentina.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário