Translate

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Eliminar barreiras de gênero é garantia de maior progresso nacional.

Não se enquadre a antiquado, estamos no séc.xxi.

  Enfrentando discriminações, e uma cultura de que antigamente a mulher era vista como uma geradora de filhos, o fato é que a mulher conseguiu superar muitas barreiras, administrando diversos papéis no mercado trabalhador, e conciliando seu tempo a favor de suas atividades pessoais.
  Um grande marco feminino, é a competência no trabalho, que surpreende a cada dia, forte e determinada para encarar com convicção e disposição os desafios do mercado. A mulher apresenta um amplo histórico de lutas feministas por conquista de seus direitos e igualdade, um exemplo é de 1908, em que mais de 14 mil mulheres marcharam nas ruas de Nova York, reivindicando o mesmo que as operárias de 1857, além do direito do voto. Caminhavam com o slogan "Pão e Rosas", em que o pão simbolizava a estabilidade econômica, e as rosas uma melhor qualidade de vida.
   Por atos como estes, e fortes nomes feministas  como a francesa Olympe de Gouges que lança em 1791 uma declaração  do direito d cidadã, abrem portas de igualdade, eliminando aos poucos a barreira do preconceito contra o gênero feminino.
   No Brasil a mulher conquistou seu direito de voto em 24 de fevereiro de 1932, após uma intensa campanha nacional pelo direito das mulheres ao voto, e hoje se comemora o dia de todas em 8 de março, data internacional.
  Podemos concluir que já é antiquado imaginar uma mulher fora do ambiente de trabalho, mesmo existindo preconceitos já se foi a época que o mercado e a política cenário exclusivo do homem. P;.O.

Nenhum comentário: