Translate

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Semana Santa um Ritual único no Brasil A procissão do Fogarel em Goias

                                                               Cidade de goiás



            A e Goiás ou Goias Velho; município de Goias conta com 25,00 habitantes, foi reconhecida pela UNESCO  Patrimônio Histórico e Cultura Mundial  por sua arquitetura barroca e tradições seculares e pela exuberante     natureza que o circunda.
            No inicio era ocupado pelos Índios, Bartolomeu Bueno da Silva o desbravador, fundará 1727, o arraial de Santa Ana . Pouco mais de uma década seria eleva a condição de Vila Boa de Goiás, onde se implantou o  primeiro Governador Marcos de Noronha e a vila transformou em Capital da Comarca.
            Este local, iniciou Pela corrida de Ouro, no final do Século XVIII Ouve escassez, Passando pará OUTRAS Atividades Como agropecuária, e muitas manifestações de de Arte e Culturas, Como; jograis sarais, artes plasticas, literatura, culinária, Cerâmicas e hum ritual Único do Brasil; A Procissão do Fogaréu realizada na Semana Santa.
            Nos Anos Trinta e Quarenta inicio a Transferência de Capital , para Goiânia, Pelo interventor do Estado Pedro Ludovico Teixeira.
            Hoje a Cidade de Goiás e Muito movimentada Pelos turista DO MUNDO TODO, um belo Lugar, Onde ocorre desde 1999 o festival de Cinema e Vídeo Ambiental.
             Suá Ligação como Culturas Africanas e Indígenas, Ha Vários MUSEUS de Antiguidades.
             E a casa de nossa poetiza Cora Coralina ainda continua intacta com seus pertences e poesias  desta grande escritora que muito nos valoriza a nossa terra.
             
             

Nenhum comentário: