Translate

quinta-feira, 8 de agosto de 2019

Meu sonho; ganhar uma boneca.



Quantas  vezes em criança  sonhei  com uma boneca.
E nunca veio,  via minha irmã  mais  nova ganhou;  porque  tinha bronquite  era doente  tinha que  ganhar, eu não  sentia  excluída  do mundo.  Minha vo  ficava  com do;  e fazia  boneca de pano  para mim  e eu brincava  com aquelas bonecas, e fazia também  boneca de sabuco  de milho.  Eu  e minha prima Lindinha  fazia  casinha  no mato  no lote de lado  mas não  tinha muro,  era área comum  e minha vo;  ia no folheiro e pegava as latas  e mandava por cabo e fazia copo  e panelinhas  para brincar de casinha.
E nossas  bonecas de pano  eram nossas  filhas.
Minha vo  era nossa rainha;  agente pegava  os lençóis dela : feito  de saco de farinha  de trigo  ela comprava  imendava e fazia  os lençóis.
Era muito  pobre  mas tinha felicidades,  a única pendências  seria  minha irmã  em ser  melhor que eu,  para minha mãe.
Infância  Feliz  subia nas árvores,  brincava  no corrego;  e a tarde  com as crianças  na rua de roda  pique e outros.  Eu achava  nas encruzilhadas  perto  por ali,   macumba;  eu ia jogava  as comidas  fora e pegava as gamelas  e vendia  ganhava  dinheiro  e comprava  comidinha  para fazer cozinhadinha. Nunca  aquilo  me prejudicou  era criança sem maldades.  Com o pouco  dinheiro  das vendas também  comprava picolé  de groselha  e pirulito;  ummm  como era bom.
Vida de criança pobre antigamente  era felicidade  , fazia   curral  na lama  com os coros  , carros  com  loberas; frutas prediletas era do mato;  veludo,  inga  goiaba do campo  gabiroba e outros tantos. ...
Vida que  não  mais  existe.
Saudades foi que  ficou;  ser pobre e ser  feliz,  o pouco era bem  acolhida como  muito.

Valborges.    Yhwh. Deus é tudo.

Nenhum comentário: