Translate

sábado, 12 de outubro de 2013

Madeira de lei. PAU BRASIL..

                                          NOSSA RIQUEZA PAU BRASIL
Curiosidades
- Sua floração ocorre do final do mês de setembro até meados de outubro. Entre os meses de novembro e janeiro ocorre a maturação dos frutos.
- O pau-brasil era considerado extinto, quando em 1928 verificou-se a existência de uma árvore de pau-brasil em um lugar denominado Engenho São Bento, hoje Estação Ecológica da Tapacurá, pertencente à Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRP).
Atualmente, a espécie está tão ameaçada quanto diversas outras que povoam a Mata Atlântica, que apesar de ser um dos ecossistemas de maior diversidade é também um dos mais ameaçados do planeta. Para que a árvore do pau-brasil, tão importante para a nossa história, não se torne desconhecida, o Jardim Botânico de São Paulo implantou, em 1979, um “bosque de pau-brasil”, na intenção de preservá-lo para que mais brasileiros conheçam esta espécie.
Bibliografia


          Existe em São Loureço da Mata em pernambuco , o replantio desta nossa riqueza, onde esta salvando a especie, ali se cultiva  mudas para ser  levada a outros lugares e replantar, para que a nossa cultura não possa acabar, foi devido a esta madeira de cor vermelha é que originou o nome do nosso abençoado País BRASIL .
         É uma madeira  tão apreciada pelos músicos onde o som se sai mais perfeito , melhor e mais sonoros, as notas são mais precisas e mais combinados, as melhores orquestras tem prioridades  dos instrumentos ser confeccionado com o pau brasil, por isso é uma madeira que precisa ser  preservadas.
         Esta madeira é conhecida  popularmente como ; ibira pitinga, orabutã, brasileto, ibirapiranga, ibirapitá, murapiranga, pau-rosado, pau de pernambuco. Seu tronco é espinhoso sua casca é pardo acinzentado ou rosado, suas flores são amarelas e em seu interior vermelho purpura e tem o fruto em vagem, onde se retira as sementes para o plantio . Os índios usavam antes do descobrimento do Brasil , nas flechas  e na pintura de seus corpos . Também para o uso de tintas  para pinturas e corantes  para tecidos.
         Seria muito bom que todas as pessoas que tiver um pedaço de terra, um sitio ou fazenda que plantasse para que esta madeira nunca acabe, e tem muitas pessoas no mundo de hoje que não conhece esta árvores e nem a sua madeira.     

Nenhum comentário: