Translate

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

CHOCOLATE UM ALIMENTO; UM SABOR E UMA CULTURA.

CHOCOLATE
 Quem nos gosta dessas delicias, feitas com carinho; existem variados tipos de alimentos  com esta matéria prima , que é consumido em do o mundo por todos tipos de seres humanos.

Chocolate e feito a base de amêndoas  torrada e fermentada . Sua origem pré Colombiana da America Central. É cultivado em clima tropical  úmido, atualmente  os maiores produtores estão na Africa Ocidental . Foi se aprimorando em industria até chegar no que é hoje. Antigamente  os nativos  consumia em forma de bebida quente e amarga de uso exclusivo  da nobreza. Os europeus  passou a adoçar e misturar  especiarias ate chegar  no gosto de hoje.
A palavra chocolate  provém  do Espanhol. Que foi originado a partir  dos indígenas mesoamericana, mas sua origem  existem diversas diferenças.O cacaueiro é uma planta  nativa desde o México , America  Central  e América do Sul, que vem sendo cultivado a mais  três mil anos nestas regiões.
Primeiro  foi usado  como bebida  e depois  ingredientes  culinários e em alimentos  da mais variados gostos. Alguns vestígios  foram datados  de 1 100 a  1400 A. C. . Foram encontrados  resíduos  em peça de cerâmica  dos Maias do rio  Azul na Guatemala  durante o período Asteca  e também as sementes em épocas antiga era usada como pagamentos de tributos.
No Brasil foi introduzido  pelos Europeus, cultura pelos Portugueses , hoje importante produto comercializados principalmente  no Amazonas  e em Ilhéus e na Bahia. 
 

Nenhum comentário: