Translate

sábado, 3 de agosto de 2013

ARROZ COM PEQUI MOTIVO DE FESTA EM GOIÁS.


                                     ARROZ COM PEQUI CULTURA GOIANA



         Pequi é uma fruta do cerrado, colhido também aqui em nosso cerrado, onde encontra vários frutos e animais típicos do nosso Estado. É um fruto de cor amarelo ouro de sabor forte e bom, para quem gosta de sabores fortes e exótico, e colhido quando começa a cair do pé, dando sinal que está maduro. Hoje já foi eliminado muito as suas árvores frutíferas, motivo;  eliminando para dar lugar a plantações, e  criação de gados. Esta fruta nasce naturalmente, com sementes que cai e renasce.Nos dias atuais, esta sendo cultivado em fazendas, plantações especificas só de  Pequi, refazendo assim a natureza  em continuação, agradecemos muito estes comerciantes que teve a iniciativa e órgãos  Federais  que preocupa com esta natureza, para iniciar a produzir fruto demora uma média de  10 anos.
        Quando se reúne família e amigos para um almoço que se diz; tem arroz com pequi e galinha caipira, ou carne seca, acompanha uma salada de folhas  um tutu de feijão, a ninguém fica fora, é festa, é motivo de alegria, este sabor  gostoso e familiar, uma reunião na  hora de alimentar  não a conversa, e nem barulho só concentração.
        Existe também, o doce de pequi muito saboroso, e feito  tipo doce de leite e junta  a polpa de pequi e da ponto,também tem o licor de pequi, motivo de várias alegria e sabores.

Nenhum comentário: