Translate

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Seriema do serrado que encanta com seu canto.

                           SERIEMA DO CERRADO  QUE ENCANTA COM SEU CANTO
   



         O cerrado brasileiro é o segundo maior Bioma  do Brasil
          A ave tipica do cerrado  a Sariema  possua porte imponente  e calda longa. É a ave de solo do cerrado,  corre em longa distancia que chega até 50 km, hora,  só levanta voo quando ameaçada. Ela é geralmente arredia,  e pode ser vista com frequência  próximo as estrada e rodovias  perto de cerrado,  seu nome deriva do Tupi pesa em média de 2 a 3 k.. Já foi inspiração de vários cantores, entre eles, os  sertanejos,.
          Seu canto encanta a todos,  sua plumagem cinza e amarelo com finas listas  escuras , bicos e pernas vermelhas, tem na crista um tufo de penas longas, sua altura é de 70 a 90 cm.  seu peso e de 1,50 k. . Seu canto é tão marcante, podendo ouvir até a 1 km. de distancia,  seus gritos é de uma ave solitária,  seja o casal  o dueto  são altos e longos, parece  como longas risadas , as quais vão se acelerando e aumentando a medida em que se repete seu canto , canta por vários minutos em seguida.
           Sua alimentação é desde insetos  a pequenos vertebrados, come  muito toda cobra em que encontra, por isso é protegida pelos fazendeiros, onde  elas estão dificilmente vê cobras no pedaço, e também alimenta de vermes  insetos e pequenos vertebrados , são rasgado com o bico. Seus ninhos  e feito com  gravetos e  estrume de animais em árvore  de uma altura de 4 a 5 metros,  os ovos são chocados no período de 24 a 30 dias, e o casal, revesa na choca. Andam sempre em pares ou bando.
           Se encontra no Maranhão,  no Pará, no Mato Grosso e no sul do Brasil e também na Bolívia no Paraguai, Uruguai e Argentina.
.



                 

Nenhum comentário: