Translate

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Porta da Percepção


     Porque simplesmente há algo dentro de nós que nos faz sentir gosto por observar as coisas. Gosto de dizer que observamos com gosto as coisas belas, aquelas que podem ser belas apenas para nós, ou para todos. Essa é uma questão complexa que a filosofia vem tratando como um atrativo estético que se difere de pessoa pra pessoa e traduz-se como um momento de satisfação interna, algo que é sentido em algum lugar dentro do nosso corpo e nos faz engrandecer. 
     Gosto de observar a lua em sua constante mudança, gosto de observar a natureza que se renova e fica mais bela a cada dia, o poder das águas de uma cachoeira, fotos novas e antigas que retrataram bons momentos, belas obras de arte, gosto de observar boas atitudes, aquelas que são feitas com solidariedade e que da para se ver a boa vontade estampada na intenção. São estes tipos de situações que me levam a agradecer por ter dois olhos que servem como porta de entrada de informação e de toda essa beleza que está a minha volta. 
     O que seria da minha vida se estivesse as cegas, desenformado de todo esse verde que existe naturalmente e de todas as belas feições que as pessoas possuem, uma vez que é possível ver a essência de cada um e as descobertas que cada um já teve através de suas portas de entrada, os olhos. Cada pessoa fica diferenciada por tudo aquilo que vê, criando uma individualidade e, portanto, uma característica própria, resultado de tudo aquilo que já foi visto e, principalmente, do que foi apreciado. 
     Digo que observar é meu maior hobbie, além de observar também gosto de ler, escrever, desenhar... mas sinto que contemplar tudo aquilo que está ao meu redor é o que mais me engrandece. Ora, é necessário mirar, observar, o livro para lê-lo da mesma forma que é necessário para escrever e pintar. Nossos olhos são utilizados constantemente e sinto que até quando estão fechados eles continuam vendo. 
     A problemática é que as pessoas não intenderam o ato de observar, o hobbie observar. Sinto que elas observam, até demais, observam a Tv todos os dias, as vitrines de shoppings, a vida das pessoas. Quero dizer que a maioria das pessoas se preocupam demais com o que pertence ao outro. Ainda não intenderam que a lua não pertence ao EUA, ou que a natureza ou a Terra não tem dono, ela é de todos. Posso estar errado quanto a isso, pois como já disse antes as pessoas observam aquilo que é belo para elas e aquilo que as agrada, mas acho que ainda falta muito compreendimento de forma geral para que as pessoas saibam absorver aquilo que há de belo e, desta forma, engrandecerem. 

Nenhum comentário: