Translate

terça-feira, 21 de maio de 2013

Goiás um estado de riqueza e crescimento, no centro do Brasil.

GOIAS;  Tem 246 municípios sua população é aproximadamente 5 620.000 habitantes. Sua economia é agropecuária e industrias. Polos industriais  se concentra  nas cidades de Anápolis, Catalão , Rio Verde e Goiânia, estes em maior escala, sendo  em muitos outros também e menor quantidade. 
     Sua Capital atual é Goiânia desde  de l933.
     Os portugueses foram os primeiros nestas terras a desbravar,  Bartolomeu Bueno da Silva,  chegou em busca  nestas terras de ouro, e fundou  l726 o primeiro vilarejo. Desde então começou a chegar colonos  pecuaristas. Em l860  a lavoura e a pecuária se tornou , a principal atividades  e a mineração de ouro, muito rica nesta terra, principalmente  a atividade de mineração  de ouro.  No século xx a construção  da nova Capital de Goiânia que deu um grande impulso na economia do estado. Em l988 o norte  do Estado  foi desmembrado, dando origem  ao  Estado de Tocantins.
     Em Goias sua cultura e bem diversificada as tipicas, Cavalhadas, Congadas, Catira, e Musicas Sertanejas existe também a bem conhecida  mundialmente  a procissão do fogaréu na pascoa. Na
culinária dentre o empadão Goiano outras, Galinhada,  arroz com pequi, pamonha, e doces famosos no mundo, feito pelas nossas confeiteiras artesanal.
    A pecuária é a principal  atividade  onde gera  financias  muito bem, e um  dos estado que mais cresce no Brasil, tendo em vista , vinda os povos de todo o Brasil, para este local, em busca de melhorias financeiras,os migrantes de todo o País, . A abertura  das fronteiras econômicas facilitou a entrada de grandes quantidades de trabalhadores  rurais e fixaram , nas terras em pequeno e grande portes no plantio de arroz , milho e feijão , e com o tempo  grandes latifundiados  e empresários  iniciaram  a compra  das extensões de terra , sendo mecanizados . E a ociosidades deste ,  ouve o êxodo rural, a mão de obra diminuiu se tornando  industrialmente . Ai começou o grande êxodo rural, vindo de todos os lugares rural a procura de cidades urbanos, a população tem crescido muito , formando novas cidades, muitas vezes, sem planejamento nos centros urbanos.      

Nenhum comentário: